domingo, 31 de maio de 2015

Bolo de chocolate em um domingo chuvoso

    Bolo de chocolate.... chocolate, chocolate, chocolate!!! Quem não ama chocolate? 
    Quando criança eu era viciada em chocolate. Depois, com o passar dos anos, percebi que deveria tentar diminuir a quantidade de consumo do tal produto, para o bem da forma física...
    Na faculdade, no 3º ano do curso de Ciências Jurídicas, resolvi fazer uma promessa..... se eu conseguisse me "safar" de uma bendita matéria, iria ficar um ano sem comer chocolate. Fiquei até mais de um ano.... e foi bom. A coisa aconteceu naturalmente. No início, evidentemente, foi difícil ficar sem meu chocolatinho. Mas depois me acostumei. Antes da tal promessa, toda hipótese de sobremesa tinha que ter chocolate... Com a promessa aprendi a saborear doces feitos com frutas, com nozes e outras oleaginosas, com ameixa preta seca (hummm... passei a amar ameixa preta seca) .... e foi uma experiência maravilhosa.
    E o chocolate? Bom, ele voltou na minha vida aos poucos, e quase depois de três anos do início da tal promessa. Mas a verdade é que hoje em dia prefiro uma torta de nozes a uma de chocolate. Verdade mesmo!!!
    Mas olha o destino: acabei me casando com um MEGA VICIADO EM CHOCOLATE.... ele é louco por chocolate. Come todo dia, depois do almoço e depois do jantar. Mas eu não me envolvi neste vício novamente. Não mesmo!!! 
    Acontece que hoje, um domingo chuvoso e friozinho, resolvi que queria comer um bolo cheio de chocolate. E vejam o que fiz: bolo com massa de chocolate, recheio de brigadeiro de chocolate e cobertura de ganache de chocolate. Nossa!!! Isso é praticamente uma overdose.

  
  Olha a receita:

- para a masa do bolo:
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento.

- modo de fazer: 
Primeiro, untar uma forma (usei a de buraco no meio) com manteiga e jogar um pouco de farinha e de chocolate em pó na forma. Reserve. Depois, pré-aquecer o forno a 180° C.
Em uma batedeira, colocar o açúcar, o chocolate em pó, os ovos e o óleo. Bater em velocidade baixa, até obter uma mistura lisa. Daí, aos poucos e alternadamente, acrescente a farinha de trigo e a água. Bata mais alguns minutos. Por último, coloque o fermento. Bata só mais um pouquinho, pra misturar o fermento á massa.
Bom, coloque a massa na forma e leve ao forno. Uns 30 ou 35 minutos e pronto. Está assado. Deixe o bolo esfriar, retire da forma, transfira para um prato e, com uma faca de cortar pão, cote o bolo ao meio, para podermos rechear o bolo.

- para o brigadeiro:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó.

- modo de fazer: 
Cada um tem seu jeitinho próprio de fazer brigadeiro, não é? Eu faço de forma bem simples. Coloco os ingredientes na panela, levo ao fogo baixo e mexo sem parar, até a mistura começar a desgrudar da panela.
Como iria utilizar o brigadeiro para rechear o bolo, não deixei o ponto muito duro.... Bom, assim que o bolo estiver pronto, assado, retirado da forma, transferido para o prato e já cortado, recheie o bolo com este brigadeiro. 

- para a ganache de chocolate:
1 lata de creme de leite
200g de chocolate meio amargo

- modo de fazer:
Primeiro, pra poder tirar o "soro" do creme de leite, lavo a lata e levo ao congelador por uns 10 minutos. Passado este tempinho, retiro a lata do congelador, abro a lata e, com a ajuda de ma faca, empurro o creme de leite, de modo que o "soro" surja no fundo da lata. Aí é só escorrer este líquido...repita este procedimento umas três vezes, até retirar o máximo possível do soro. Reserve
Pique o chocolate e coloque em um pirex ou panela, e leve em banho maria. Derreta o chocolate. Depois de derretido coloque o creme de leite e misture bem, até obter um creme liso.
Bom, esta ganache vai servir pra cobertura do bolo de chocolate.

Pronto.... Comi o bolo ainda morninho.... ai que delícia. Mas olha, meu vício continua controlado. Eu juro!!!

domingo, 24 de maio de 2015

Como Fazer: uma toalha de mesa "coleção Coffee Time"

    Oi meninas, 
    Nesta semana recebemos os tecidos da marca "Fuxicos e Fricotes".... são 5 coleções muito lindas. Cada coleção é composta por um painel e tecidos coordenados.
    Hoje vou mostrar para vocês como fazer uma toalha de mesa, utilizando os tecidos da coleção Coffee Time, da Fuxicos e Fricotes.



    - Ingredientes:
1 painel Coffee Time; 50 cm de tecido xadrez vermelho da coleção Coffee Time; 20 cm de tecido do bulinho, da coleção Coffee Time; 25 cm de tecido do tecido das xícaras da coleção Coffee Time; 1 metro de manta Ambar - 100% algodão da Pegorari; 1 metro de tecido algodão cru lavado e termocolante.

    - Modo de Fazer:
1) Pegue o tecido xadrez vermelho  da coleção Coffee Time e corte um quadrado de 45 x 45 cm. Reserve este quadrado.


2) Pegue o tecido de bulinho e corte 2 faixas de 10 cm. Pegue cada uma destas faixas e, na largura do tecido, meça 45 cm. Corte. Reserve o restante das faixas.

3) Agora, pegue aquele quadrado de 45 x 45cm e costure, em duas laterais opostas deste quadrado, as faixas de 10 x 45 cm do tecido do bulinho.

4) Costurou? Muito bem. Vamos passar à ferro a peça. Agora, meça o trabalho, de uma faixa à outra. O meu totalizou 65cm. Assim, pegue o restante das faixas do tecido de bulinho, aquelas de 10cm de altura, e corte na medida do seu trabalho. Bom, eu cortei as minhas faixas na medida de 10 x 65 cm. Daí é só costurar estas faixas ao trabalho. Depois vamos passar à ferro novamente.

5) Vamos medir, de novo, com quanto ficou o trabalho... o meu está com 65 x 65 cm.
Lembra do restante do tecido xadrez vermelho? Pois é, vamos pegá-lo e cortar 4 faixas de 12 cm de altura pela largura do tecido (que deve ser em torno de 1 metro, pois você já cortou um quadrado de 45 x 45 cm, certo?).

6) Pegue duas faixas do tecido xadrez vermelho e corte na medida do seu trabalho. No meu caso eu cortei duas faixas com 65 cm. Portanto, fiquei com duas faixas de 12 X 65 cm. Costure estas faixas em duas laterias opostas do seu trabalho. DICA: costure estas faixas ao lado das faixas menores do tecido de bulinho.

7) Vamos passar à ferro e medir a lateral do trabalho (para poder cortar as duas outras faixas do tecido xadrez vermelho). O meu trabalho ficou com a lateral de 87 cm. Assim sendo, cortei aquelas duas faixas que sobraram, de modo que ficaram com 12 x 87 cm. Costure estas duas faixas nas laterais do trabalho.

8) Trabalho passado e esticado, vamos, novamente, medir com quanto ficou a lateral. Vamos pegar o tecido de xícaras e cortar 4 faixas de 4 cm cada. Duas destas faixas eu vou cortar, de modo a ficarem com 4 x 87 cm cada. Costuro estas faixas ao lado das laterias menores.

9) Agora vamos ver com quanto ficou o trabalho para cortar as duas outras faixas de xícara. O meu trabalho ficou com 92 cm de lateral, portanto, peguei as duas faixas restantes e cortei na medida de 4 x 92cm. Costurei nas laterias que restavam.

    Ao final, meu trabalho ficou assim, depois de costuradas todas as faixas 

10) Pegue o painel da coleção Coffee Time e corte 4 figuras que tenham as medidas semelhantes. Cole estas figuras no termocolante.

11) Pegue uma régua de patchwork e faça um risco na diagonal da toalha, pegando os encontros das faixas.

12) A partir da quina final da toalha, meça 10 cm. Faça uma marca e posicione a figura. Para ficar bem certinho, marque o meio da figura e centralize com aquele risco que você fez antes (o risco da diagonal dos encontros das faixas). Sua figura vai ficar bem centralizada. Agora passe à ferro para colar as figuras na toalha.

13) Faça isso com as quatro figuras, em cada um dos cantos da toalha.


14) Agora, pegue a manta Âmbar e, com a ajuda de cola spray, fixe o trabalho na manta. Leve o trabalho para a máquina. Primeiro, utilizando a medida de um pé de máquina, passe uma costura no quadrado central da toalha. Depois, caseie as laterais das figuras. 

15) Por fim, com a medida de um pé de máquina, passe uma costura na última faixa da toalha. Daí, pegue o algodão cru lavado e coloque sobre a toalha. Corte na medida exata da toalha e costure toda a borda. Deixe uma abertura, desvire a peça, feche esta abertura com pontos invisíveis e pronto. TOALHA FINALIZADA!!

Espero que tenham gostado do "Como Fazer" de hoje...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Decoração: o uso de janelas e portas de demolição

    Já contei aqui no blog que, no início, a loja “Armazém dos Paninhos” contava só com uma meia dúzia de coisas e poucos móveis. Mas, graças à Deus, as coisas foram caminhando e a loja foi crescendo.
    No decorrer destes últimos três anos e meio, foi necessário adquirir mais alguns móveis e adequar o espaço para organizar e expor os produtos comercializados no “Armazém dos Paninhos”.
    O problema é que, nem sempre, a loja tinha grana disponível pra este tipo de investimento. Bom, foi da necessidade que surgiu a ideia de aproveitar alguns itens de demolição que eu tinha em casa. Da reforma de um imóvel de família sobraram os batentes e as folhas de janelas e, ainda, as portas de guarda-roupas embutidos.
    Com certa dose de criatividade, e com a indispensável ajuda do marido, providenciei a pintura das portas dos guarda-roupas e solicitei a um marceneiro que, utilizando as tais portas, fosse feito um armário. As folhas das janelas também foram pintadas e se transformaram em painéis para pendurar guirlandas, bonecas e outras peças de pano.



estante feita de portas de guarda-roupas

    Conclusão, reutilizando materiais, ou seja, ajudando a preservar o meio ambiente, atendi as necessidades da loja, e sem gastar muito.
    E nessa mão de materiais de demolição, mais especialmente de janelas e portas de demolição, encontrei diversas boas idéias para utilizar estas peças na decoração de nossas casas.

pinterest

pinterest

pinterest

www.jeitodecasa.com

www.altenburg.com.br

www.ecodesenvolvimento.org

www.ecodesenvolvimento.org

www.lojaskd.com.br


    Ah, e porque não utilizar janelas e portas de demolição no uso a que se destinam? Vejam que lindos exemplos:

janela de demolição utilizada no ateliê Marisa Moreira

revistacasaejardim.globo.com

www.viladoartesao.com.br

sábado, 16 de maio de 2015

uma tarde de sábado e um bolo de cenoura....

    O dia hoje estava lindo: um céu super azul, sem nuvens, sol brilhando... que delícia!!! E não é que eu estava trabalhando nesta tarde tão linda?? Pois é!! Mas, de repente pensei: "- um bolinho caseiro ia cair bem agora à tarde. Ia alegrar meu dia. Hehehehe..."


    Mais do que depressa larguei tudo o que estava fazendo e corri pra cozinha...fui ver o que eu tinha na geladeira. Oba: cenouras!!!
   Então vai ser bolo de cenoura com calda de chocolate.
   Quem me conhece sabe que "cozinha" não é meu forte... mas eu bem queria que fosse. Sou uma negação em pratos salgados. Mas com alguns doces e bolos eu até que me viro bem. E adoro fazer bolo em casa. Tem gosto de carinho.....
    Então resolvi fazer meu bolinho caseiro. Receita super fácil. Olha lá:

- para o bolo: 
3 cenouras pequenas (meninas, pe-que-nas!!! Se você só tiver em casa cenouras grandes, é melhor usar apenas 2);
4 ovos (eu só coloco 3...e dá certo);
1 xícara (chá) de óleo;
2 copos (daquele tipo americano) de açúcar;
2 copos (daquele tipo americano) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento em pó.


- fazendo o bolo: 
Bom, primeiro vamos descascar as cenouras e cortar em rodelas. No liquidificador, vamos colocar o óleo, os ovos, o açúcar e as cenouras. Bate bem até obter uma mistura bem homogênea.
Agora, em uma vasilha, vamos peneirar a farinha. Daí, despeja a mistura do liquidificador nesta vasilha. Vá despejando aos poucos. E vai misturando com uma colher. Pra mim, o segredo de um bolo fofo é misturar bastante a massa. Misture bem.



Depois de mexer bastante, é hora do fermento. Peneire o fermento sobre a massa e misture mais, delicadamente.
A consistência final da massa não é nem muito líquida, nem tão pastosa.


Agora vamos despejar esta massa em uma forma. Eu sempre faço bolo de cenoura em forma de pudim, aquela que o bolo fica com um buraco no meio.... bom, pegue a forma, unte-a com manteiga, peneire farinha de trigo e, depois, despeja a massa.
Leve pra assar em forno à 180ºC. Ah, se o dia estiver meio frio, como hoje, inclusive, acenda o forno com antecedência. Em dias quentes não é necessário.

O bolo vai ficar assado em torno de 40 minutos. Pra saber se o bolo está no ponto é só enfiar uma faca na massa. Se a faca sair limpa, é porque está pronto seu bolo.
Vamos tirar o bolo do forno e desenformar. Coloque-o em uma travessa bonita e vamos fazer a calda de chocolate.

- para a calda:
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu não gosto de achocolatado... uso chocolate em pó ou cacau em pó);
1 colher (sopa) de açúcar (se você gosta de calda doce, então é melhor colocar 2 colheres de açúcar);
1 colher (sopa) de manteiga;
1/2 xícara (chá) de água.

- fazendo a calda:
Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio. Mexa bem pra dissolver o chocolate e deixe levantar fervura. Daí, abaixe o fogo, conte uns três minutos e pronto...é só despejar a calda quente por cima do bolo que acabou de sair do forno....Hummmm!!!

Mega fácil, não é? E esta foi minha tarde de sábado...  Bom final de semana a todas...


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como Fazer: almofada de Natal (Passo a Passo)

     Oi meninas, embalada pelo espírito de Natal que tomou conta da loja "Armazém dos Paninhos"... isso com a chegada da nova coleção de tecidos "Marias do Brasil"... resolvi abrir uma nova sessão aqui no Blog... é a sessão "Como Fazer".
     Vez ou outra vou tentar postar aqui um "passo a passo" de algumas peças... vejam bem, eu não sou professora de patchwork. Muito pelo contrário...tenho que aprender muuuuito ainda. Mas algumas coisinhas eu sei fazer. E daí, o que eu sei, vou compartilhar com vocês aqui no Blog.
     Pois então, amei o painel de Natal da coleção de tecidos "Clima de Natal" que chegou na loja esta semana. E inspirada nas fotos publicadas pela "Marias do Brasil", resolvi fazer uma almofada de Natal, toda lindinha, com detalhes de lacinho e tudo o mais.
minha almofada prontinha!!!
     Não é difícil... vejam só:  vocês vão precisar de um painel da coleção "Clima de Natal", 50 cm do tecido de casinhas da mesma coleção, 50 cm de um tecido vermelho, 50 cm de manta R1, 50 cm de algodão cru lavado e plumante.

Passo 1: Eu escolhi um painel de Natal "Clima de Natal" e acertei as bordas para ficar tudo bem reto. Medi a altura (medida da borda de cima até a borda de baixo) e a largura (da lateral esquerda à lateral direita). O meu painel ficou com 46cm de altura x 36cm de largura. Reservei.

Passo 2: Peguei o tecido de casinhas "Clima de Natal" e cortei duas faixas, cada uma medindo 6,50cm  x 46cm. Preste atenção no sentido das casinhas...elas precisam ficar de pé.


Passo 3: Costurei estas faixas nas laterais esquerda e direita do painel.


Passo 4: Com as duas faixas laterias já costuradas ao painel, medi a largura (da lateral esquerda à direita) para ver a medida total. O meu painel, com as faixas laterais já costuradas, ficou com a medida total de 44,50cm de largura. Assim, cortei duas outras faixas, de 6,50cm x 44,50cm, para serem costuradas nas bordas inferior e superior .
OBS: preste atenção no sentido das casinhas, elas precisam ficar de pé. 


Passo 5: Primeiro eu costurei uma das faixas na parte de baixo do painel
 

 Passo 6: Antes de costurar a faixa na parte de cima do painel, eu tratei de providenciar o tecido para os laços. Cortei 4 faixas do tecido vermelho, cada uma no tamanho de 30cm de altura x 10cm largura. Dobrei estas faixas ao meio, no sentido da altura, de modo que a faixa ficou com 30cm x 5cm. Costurei a lateral maior. Daí, abri a costura e a centralizei (veja foto). Costurei uma das laterias menores. Desvirei a peça e pronto. As faixas para os laços ficaram prontas. Duas serão usadas para a parte da frente da almofada e duas para a parte de trás.







 Passo 7: Peguei o painel novamente. Para posicionar as faixas para o laço eu fiz o seguinte: encontrei o meio do painel (dobrei ele no sentido da altura) e fiz uma marquinha. A partir desta marca medi 18 cm para cada um dos lados e posicionei as faixas para os laços. Depois, posicionei a faixa de casinha por cima e costurei.


 Passo 8: Coloquei este meu trabalho sobre a manta. Usei a cola sray para fixar bem certinho o painel sobre a manta. Para o trabalho ficar bacana, fiz um quilt em torno dos desenhos. O quilt pode ser feito à mão ou à máquina. O meu eu fiz à máquina.
 

Passo 9: Daí foi preciso refilar a peça, ou seja, acertar as laterias para ficar tudo bem reto. Após refilar, minha peça ficou com 54,50cm de altura x 44,50cm de largura.

Passo 10: Para dar um acabamento bonito à almofada, peguei o tecido vermelho e cortei um retângulo na medida do trabalho, ou seja, de 54,50cm de altura x 44,50cm de largura. Este retângulo eu coloquei na parte de trás do painel. Usei novamente a cola spray para posicionar bem direitinho o tecido e passei um zig-zag em toda a volta do trabalho. Reservei.

Passo 11: Agora o outro lado da almofada. A parte de trás da almofada. Eu escolhi não colocar zíper. Optei por uma forma mais simples, a do tipo "fronha". Sabe como é? 


Então, para isso eu cortei, no tecido vermelho, dois retângulos de 30cm altura x 44,50cm largura. E cortei, ainda, uma faixa de 6,50cm altura x 44,50cm de largura.

Passo 12: Nos retângulos de 30cm x 44,50cm, em uma das laterais maiores destes retângulos, eu medi 1,50cm, a partir da borda externa do tecido, vinquei e, depois, dobrei o tecido para dentro e costurei.Este procedimento serve para dar acabamento. 




Passo 13: Peguei um destes retângulos, achei o meio dele e, à partir desta marca, medi 18cm para cada um dos lados para posicionar as duas outras faixas para o laço (lembram delas?). Daí, posicionei sobre este trabalho aquela faixa de tecido vermelho que eu cortei (a de 6,50cm x 44,50cm) e costurei.


Passo 14: Agora é parte final... Peguei a parte da frente da almofada e posicionei o retângulo do tecido vermelho (de 30cm x 44,50cm), com o acabamento da borda voltado para a parte de cima da almofada e com o direito do tecido vermelho voltado para o direito do tecido do painel. Sobre isso, posicionei o outro retângulo (ao qual costurei as faixas para o laço), também direito do tecido vermelho voltado para o direito do tecido do painel e com o acabamento da borda voltado para a parte de baixo da almofada. Costurei todo a volta da almofada e pronto.
Atente para o fato de que as faixas para os laços estejam para dentro.  

Passo 15: Desvirei a almofada pelo vão dos tecidos, cortei no algodão cru lavado um retângulo na mesma medida final da almofada, costurei toda a volta deste retângulo, deixando uma abertura pequena em uma das laterais. Enchi de plumante, fechei a abertura com pontinho invisível e daí foi só colocar este recheio dentro da mina capa de almofada.

     Só faltou fazer os laços e tirar foto da almofada prontinha!!!
    Agora é a vez de vocês... Mãos á obra, meninas!!! E depois me enviem as fotos das suas almofadas, tá?!
    Beijos.