terça-feira, 28 de julho de 2015

A moda é... "Balões"!!!

Será que a moda da coruja já passou???
Sim, coruja virou moda... moda febril. Muito embora existam pessoas que, simplesmente, são A-PAI-XO-NADAS por esta fofura de ave, é bem verdade que todo mundo foi contagiado pelas “bichinhas”. Não tinha escolha: tinha coruja em roupa, em bolsa, em calçado, em caderno, em papel de parede, em brinco... em tudo.
No mundo do patchwork não foi nada diferente. Diversas marcas de tecido lançaram coleções com estampas de corujinhas, de todas as cores e de todos os jeitos. Era coruja pra lá e pra cá.
E, assim, a coruja dominou o mundo.
Inclusive, era muito comum encontrar a tal espécie permeando a decoração de quartos e de festas infantis... olhem estas imagens... que lindas!!!



Todas as imagens foram captadas do Pinterest
 Vejam bem, não estou aqui recriminando a moda da coruja. Estou constatando um fato: coruja virou moda.
Mas, democraticamente, outras tantas opções também surgiram. E uma pela qual me apaixonei, foi a dos “Balões”.
Na verdade, sempre admirei esta arte... a arte de se aventurar pelos céus em um balão. Quer imagem mais romântica do que esta???  Voar, atravessar mundos, viajando em um balão.... ai que delícia.
Parece magia, parece fantasia, parece conto de fadas, parece coisa de criança... E é!
Olhem que encantadoras opções de decoração de quartos infantis, inspiradas em Balões:



Imagens captadas no Pinterest
E também algumas festinhas de aniversário e até chá de bebê, com o tema:




Imagens: todas Pinterest
E advinha, a Fabricart Tecidos, empresa brasileira especializada em estamparia de tecidos decorativos, lançou uma coleção mágica: a coleção “Balõezinhos da Mariana”.
São 4 estampas muito fofas e coordenadas. Com elas é possível elaborar toda a decoração de um quarto infantil... do revestimento da parede, ao jogo do berço, almofadas e malas do bebê.




Eu amei... 
Beijos, meninas.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vai um chocolate quente aí???

O friozinho voltou....
Nosso inverno tá muito doido, não tá? Semana passada aquele calor, sol quente, dia lindo... e agora, nesta semana, a temperatura já caiu de novo.... friozinho, chuvisco, céu cinza.
Vai entendê...
Que eu me lembre, quando eu era criança, inverno era inverno.... Era tempo de frio. Não era, não? Lembro até que rolava chocolate quente no finzinho da tarde...
É.
 Os tempos mudaram!!!
Mas já que, para todos os fins, estamos no inverno, que tal relembrarmos o passado com uma coisinha gostosa pra ajudar a esquentar??? Hummm: chocolate quente.

Bom, eu gosto muito das receitas da Rita Lobo. Vocês conhecem a Rita? Ela, atualmente, tem um programa de receitas no canal GNT e, há tempos, comando o site “Panelinha Receitas que Funcionam”.
Então, pra fazer um belo chocolate quente, fui dar uma olhada na receita da Rita Lobo, lá o “Panelinha”.... É rapidinha de fazer...Pá Pum!!
Olha só:

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de chocolate amargo picado (cerca de 70 g)
1/2 xícara (chá) de leite integral
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:
1. Numa panela pequena, coloque o leite, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo com um batedor de arame para dissolver o chocolate.
2. Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo com o batedor de arame por cerca de 10 minutos, até engrossar e ficar mais escuro. Desligue o fogo e divida em duas canecas pequenas. Sirva a seguir.
A Rita Lobo ainda dá a seguinte dica:
Chocolate quente a toda hora - Prepare o chocolate quente, transfira as porções individuais para potinhos com tampa (ou em forminhas para gelo) e congele por até 3 meses. Na hora de tomar é só esquentar no micro-ondas.
Que tal? Aguçou a vontade? Então, “bora” fazer a receita.
Beijos.



segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Jardim da Natália

Para aquelas que estão envolvidas no mundo do patchwork, na arte de costurar paninhos para elaborar lindos trabalhos manuais, os “blocos” são o mais fiel retrato desta arte.
É sabido que o “patchwork”, cuja tradução literal é “trabalho com retalho”, e que denomina a técnica de unir tecidos para realizar um trabalho específico, foi originariamente utilizado na confecção de mantas.
Assim, com o “patchwork” pronto, ou seja, com o topo do trabalho pronto, passava-se à etapa do “quilting”, técnica utilizada para finalizar o trabalho da manta, prendendo o topo do trabalho ao tecido do fundo, resultando em um acolchoado com uma infinidade de formatos variados.
As técnicas do patchwork passaram a ser transmitidas pelas avós e mães às suas filhas e netas, surgindo, assim, muitas tradições relacionadas aos tecidos, às cores e aos desenhos empregados nos trabalhos.
E assim é que nasceram os “blocos”, tradução das tradições e histórias das famílias envolvidas na arte de montar mantas de patchwork.
Um dos blocos mais tradicionais é o “Jardim da Vovó” ou “Jardim das Flores da Vovó” ou “Favo de Mel”, originário da Inglaterra, nos idos de 1800.
Este bloco é formado por pedaços de tecido, cortados em hexágonos, e estas peças são costuradas à mão, umas às outras, partindo-se de um hexágono central.
Pinterest

Vejam alguns exemplos de aplicação deste lindo bloco:



Imagens: Pinterest
Acerca do nome do bloco, é possível que “Jardim da Vovó” se refere ao fato de que, assim como plantar um jardim inteiro é um processo lento, que exige conhecimento, paciência, dedicação e amor, para a elaboração deste bloco, as quilters também precisam de todos estes requisitos.
E em homenagem a este lindo exemplo de trabalho manual, a Natália Marchetti, uma das fundadoras da empresa “Fuxicos e Fricotes”, e responsável pelo design dos tecidos vendidos pela empresa, criou uma coleção chamada “Hexágonos Patchwork”.
Esta linda coleção é composta de estampas coordenadas e foi lançada em dois tons pastéis: o rosê e o bege. A coleção tem como principal artigo o tecido “Hexágonos”, que remete ao bloco “Jardim da Vovó”.
De fato, uma agradável homenagem a um dos mais lindos e perfeitos blocos de patchwork.
Agora é só soltar sua imaginação e criar lindos trabalhos com os tecidos da coleção “Hexágonos Patchwork” ou, como eu preferi chamar: “Jardim da Natália”.

Bjs.

  

 estampas da coleção Hexágonos Patchwork - rosê e bege
          fonte www.fuxicosefricotes.com.br



sábado, 18 de julho de 2015

Férias... tempo de receber visitas em casa!!!

Na verdade, eu mesma não estou em período de férias... mas sei que muita gente está. E quem não está curtindo as férias, no mínimo, está recebendo visitas em casa, as quais, estas sim, estão desfrutando de um belo descanso.
E em homenagem a algumas amigas, que se enquadram nesta segunda opção: das que estão recebendo em casa visitas em férias, resolvi escrever este post.
Decidi selecionar algumas opções para deixar a casa aconchegante e harmoniosa para receber as visitas... sem dar (tanto) trabalho assim.
Olha só:

1-     Que tal dar boas vindas às visitas:

Pinterest


Às vezes não precisa muita “firula”, não.... Comprar um determinado chocolate, ou um bolo específico, ou, ainda, uma determinada fruta que você sabe que sua visita A-DO-RA ... pronto!!! Isso já demonstra que você se preparou para recepcioná-la e que ela é bem vinda em sua casa.

2 – Enfeitar a casa:


Imagens: Pinterest


Flores em casa sempre trazem um ar de frescor e de alegria... e quando recebemos visitas, nada melhor do que alegrar ainda mais o ambiente com lindos arranjos de flores. E quer saber?? Não precisa ir muito longe pra isso... com criatividade é possível criar arranjos muito charmosos... margaridas ou rosas + aquela louça antiga ou, até mesmo, aquele vidro de palmito guardado, já enfeitam a casa lindamente.

3 – E à mesa? Vai o que?

De fato, uma mesa bem posta é puro sinal de carinho e atenção.
Flores à mesa também é tudo de bom.

Imagem: Dolce Casa Studio

As louças precisam estar em bom estado de conservação, mas o toque especial fica por conta da combinação harmoniosa de cores e estampas. Não precisa ser tudo “combinadinho” ;)


Imagens: Dolce Casa Studio

Ah, os detalhes contam muito.... talheres colocados em vasos, ou em potes de vidros são o máximo e deixam a mesa divertida.

Imagens: Pinterest

4 – E pra comer?

Ah, então, né?!! Eu sou uma “zero à esquerda” na cozinha. Pra mim, as refeições têm que ser simples...nada de pratos elaborados, complexos, que demandam muito tempo e experiência na cozinha... nada disso!!!
Com visita em casa então, aí é que a regra vale mais ainda: simplicidade, rapidez, harmonia e...pronto!!! Visita e dona da casa alimentadas e felizes.
Opções de saladas, tortas, massas, ou mesmo sanduíches, funcionam bem em ocasiões informais.




Imagens: Pinterest
Ah, e que tal uns “snacks”.... uns petiscos no meio da tarde ou antes das refeições... coisinhas gostosas e servidas com muito charme. Quem não gosta de ser recepcionado assim?



Imagens: Pinterest

5 – Diversão
Já que é tempo de férias, diversão é imprescindível.
Não precisa ficar trancafiada em casa com a visita. Claro que não. Aproveite para fazer passeios divertidos com quem veio te visitar: vale ir conhecer um museu de sua cidade, ver uma exposição de fotografia, passear no zoológico, assistir a uma peça de teatro, ir ao cinema, ao parque, enfim, fazer um tour por sua cidade... tenho certeza que alguns passeios serão novidades até pra você.
 Quer saber de uma coisa gostosa que já fiz muito? Picnic!!! Picnic nas férias é muito legal...diversão na certa.

Dolce Casa Studio

É evidente que tantas outras dicas para receber visitas em casa não constam aqui...mas acho que esta lista já é um bom começo. No mais, lembre-se que é tempo de férias e faça de tudo para se divertir!!! No fim das contas, é isso que importa.


Bjs.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bonança

pinterest
Porque será que, às vezes, em alguns momentos de nossas vidas, parece que estamos no meio de um vendaval? Céu escuro, vento, muito vento...barulho, chuva, tormenta, desespero...
Hoje me lembrei de um filme: “Colcha de Retalhos”.  Eu nunca assisti a este filme inteiro; apenas algumas cenas. Mas me lembro que era um filme que narrava a história de uma moça, prestes a se casar, que decide passar uns dias com uma tia, em uma cidade do interior dos EUA. Na casa desta tia, algumas mulheres passaram a se reunir para confeccionar uma colcha de retalhos, como presente de casamento para a tal moça. E nestes encontros  cada uma das mulheres passou a relatar sua história de vida, mais precisamente, de amor.
Na realidade, a tal da moça estava com sérias dúvidas entre o casamento e sua carreira profissional, e todas as histórias daquelas mulheres contribuíram para deixá-la ainda mais confusa. E esta confusão emocional  foi retratada no filme por um vendaval, por uma intensa tempestade.
E é assim que me sinto, certas vezes, em meio a uma “big” tempestade... São tantas dúvidas, são tantos questionamentos... tem momentos que o foco embaça. Fico perdida. Mas, ao contrário do filme, as histórias que ouço me servem positivamente para formar a minha colcha de retalhos. Não me afundam cada vez mais na escuridão. Não. Elas se transformam em luz.
Somando às minhas expectativas e dúvidas as experiências alheias, tento fazer um patchwork e, ao final, minha visão se apruma e consigo observar um lindo trabalho.
E daí a máxima me serve: depois do vendaval, da tempestade, sempre vem a bonança, que significa calma, sossego, tranqüilidade, paz e felicidade.
Após passar por um período de desespero, ao parar para analisar a situação, com calma e equilíbrio emocional, de uma forma ou de outra, chego ao estado de paz.
Tudo o que preciso, portanto, é esperar. Esperar pela bonança.
Obrigada por ter a oportunidade de, serenamente, observar o desenrolar da vida.



segunda-feira, 6 de julho de 2015

Mega Artesanal 2015... quanta novidade!!!

Oi meninas,
   A boa nova da semana foi a Mega Artesanal 2015. Entre os dias 01 e 05 de julho, foi possível visitar uma das maiores Feiras de Artesanato e Arte do Brasil. 
   A Mega 2015 reuniu mais de 300 expositores das mais variadas técnicas, e disponibilizou aos visitantes muitos lançamentos, cursos e demonstrações de técnicas. 
   Tinha de tudo mesmo. E muita, muita gente.
  Eu visitei a Mega 2015 na quinta-feira, dia 02/07. Entrei às 11hs e sai de lá às 19hs, ou seja, eu praticamente abri e fechei o evento. Tentei aproveitar o máximo de tempo para visitar os "stands" que eu queria... mas só tentei. Não consegui, não... alguns expositores que estavam na minha listinha eu nem vi de longe... podem achar que é mentira minha: mas não deu tempo de ver tudo em um dia só... Afinal, o evento é MEGA.
   Mas dentre as novidades, e daquilo que eu vi, amei saber que, agora, a "Renata Blanco", cuja especialidade é a criação de tecidos com estampas bem alegres e cores vibrantes, lançou uma linha de estampas em lycra.
   Já pensou usar um biquini  com a estampa da Renata Blanco??? Que show!!!
  O stand da Renata, como sempre, estava muito colorido, super vibrante, lotado de gente e de boas ideias. Amei.

fonte: facebook Renata Blanco

estampa lycra Renata Blanco
fonte: facebook Renata Blanco

fonte: facebook Renata Blanco

   Depois encontrei a "Le Petit Atelier", da minha querida amiga Muriel Dias (sim, posso dizer que ela é minha amiga. Gente, que pessoa doce, sábia, guerreira, inteligente, divertida e talentosa.... Depois conto mais detalhes, mas conheci a Muriel, e nos tornamos amigas, em um Curso de Bordado Francês que teve lá na loja Armazém dos Paninhos....).
   A Le Petit Atelier trouxe para a Mega 2015 diversos produtos da marca francesa Bohin, linhas para bordar da DMC e linhos franceses maravilhosos. Além de tudo isso, a artista Muriel Dias trouxe seus maravilhosos kits de bordado e projetos deslumbrantes.
   A novidade ficou por conta de um projeto muito delicado: as almofadas de Matrioskas... simplesmente Lindas!!! Feitas com linho francês, rendas e bordados.... um sonho!!!

Muriel dias com suas almofadas de Matrioskas
    Ao lado da Le Petit Atelier estava o "Estúdio da Lolo". A Lolo, muito caprichosa, tem um Estúdio em São Paulo, onde dá aulas de patchwork e de pintura em madeira. Nas feiras de patchwork, a Lolo monta o seu Estúdio, nos oferecendo lindas peças feitas com seus apliques com bordados à máquina, sianinhas de algodão importadas e botons. Agora, o lançamento do Estúdio da Lolo é a venda de projetos de algumas de suas delicadas peças: carteirinhas, capas de agenda, bolsinhas, todas elaboradas com seus bordadinhos e demais acessórios.

fonte: facebook Estudio da Lolo

fonte: Estudio da Lolo

fonte: Estudio da Lolo
    Depois fui correndo no stand da "Fuxicos e Fricotes", da simpática Natália Marchetti.
   Há tempos a Fuxicos e Fricotes participa das feiras de artesanato pelo Brasil afora. Até 2014, a empresa levava para seu stand peças com apostilas explicativas, tecidos e outros materiais. Mas, percebendo a necessidade do público por tecidos diferenciados, a história da Fuxicos começou a mudar.
   A Natália, formada em arquitetura, passou a criar tecidos da  marca e a vendê-los nas feiras, juntamente com os projetos de peças elaboradas com os tecidos da Fuxicos e Fricotes.
   Hoje em dia, os tecidos da marca são uma febre nacional.
   A novidade foi o lançamento de duas novas coleções; a Hexágonos e a Coleção Natal.
   Em breve à venda no Armazém dos Paninhos.

 estampas da coleção Hexágonos Patchwork - rosê e bege
  fonte www.fuxicosefricotes.com.br

 coleção Natal: quadros de Natal e luvinhas vermelhas


   Outras marcas de tecido que também levaram para a Mega 2015 um monte de novidades foram "Marias do Brasil", "Fabricart", "Cris Mazzer", "Eva e Eva", dentre outras.

   O fato é que, muito em breve, muitos dos lançamentos em tecidos da Mega 2015 estarão á venda no Armazém dos Paninhos. Prometo mostrar tudinho aqui.
   É, dá pra ficar louquinha visitando um evento deste... a vontade é comprar tudo, fazer tudo, ter tudo, ver tudo.... mas vamos com calma. Assim que os tecidos chegarem no Armazém, corro até aqui para apresentá-los a vocês.
   Beijos.